sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Um Negro Spiritual tradicional


Ev’ry time I feel the spirit

Uma das situações inusitadas ao lidarmos com NS é o termos que transitar entre o sacro e profano. Com exceção daqueles que falam a língua inglesa e têm um contato direto com a cultura americana, a grande maioria dos cantores de coro lidam com o spirituals como uma expressão intensa da rítmica do povo negro americano, ou seja, a base daquilo que vivenciamos no nosso tempo através, principalmente, do jazz e do blues. No entanto, a interpretação deve se basear primariamente na intenção sacra. É música sacra!!!

Claro que várias delas trazem suas mensagens subliminares ligadas à questão da fuga dos escravos na segunda metade do século XIX, mas a esperança contida em cada uma delas é o que faz com que um povo sobreviva a um sofrimento terrível. As mensagens são retiradas da Bíblia e, portanto, têm função de crença religiosa para todos os que ouviam e confiavam naquilo que ouviam e/ou cantavam.

Ev’ry time é uma das obras mais cantadas por coros em BH. O arranjo feito por Dawson é o mais apreciado, já que o feito por Hogan, mais recente, tem um conotação menos vibrante que o anterior. Marcado por um solo de barítono, traz o principio do refrão variado após cada inserção de texto pelo solista.

A tradução é a seguinte:
Toda vez que eu sentir o espírito movendo em meu coração eu vou orar.

Em cima da montanha, meu Senhor falou, de Sua boca saia fogo e fumaça.
Olhei tudo à minha volta e tudo parecia tão bom que eu perguntei ao meu Senhor se tudo era meu.

O rio Jordão é arrepiante e frio, ele arrepia o corpo, mas não a alma. Não há apenas um trem, neste caminho. Ele corre para o paraíso e volta.

Esta é a versão do Madrigale para este Negro. Solista – Bruno Maciel



Um comentário: